Diálogos

Série de rodas de conversa voltadas à elaboração de propostas para o debate eleitoral em temas desafiadores da agenda do país, reunindo novas vozes na construção de candidaturas e projetos políticos e na formulação de políticas públicas.

Cada encontro deverá reunir um grupo de três pré-candidatos/as ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas e três especialistas na academia, sociedade civil ou gestão pública para uma roda de apresentação e debate de propostas a partir de perguntas-chave sobre o tema em pauta.

Além do diálogo ao vivo, os encontros serão gravados e disponibilizados no site agendasparaobrasil.org.br, para difusão pelo boletim da iniciativa e outros canais dos participantes e parceiros da iniciativa.

Quais devem ser as bases para uma retomada econômica inclusiva e verde no Brasil?

Diálogo 1
29/6, 17h às 19h

Após mais uma década perdida de crise e estagnação, o Brasil renova o desafio da expansão de investimentos, produtividade e oportunidades econômicas. Como combinar a tarefa com a promoção de atividades vocacionadas à superação de desigualdades e às demandas de inovação e sustentabilidade ambiental contemporâneas? Quais políticas de fomento, suporte ou regulação adotar para impulsionar o dinamismo econômico nessas direções?

– Ricardo Abramovay
– Suely Araújo
– Sérgio Xavier

– Tatiana Roque (Pré-Candidata a Dep. Federal – PSB/RJ)
– Adriana Gerônimo (Pré-Candidata a Dep. Estadual – PSOL/CE)
– Douglas Belchior (Pré-Candidato a Dep. Federal PT/SP)

Como direcionar as contas públicas brasileiras em favor da igualdade?

Diálogo 2
6/7, 17h às 19h

Tornou-se um jargão propor ser preciso colocar os ricos no imposto de renda e os pobres no orçamento público para construir um estado voltado à equidade no Brasil. A frase expressa a necessidade de reverter a experiência histórica de um sistema tributário regressivo, taxando sobretudo os mais pobres, e da captura dos gastos públicos por grupos de interesse privilegiados. Como produzir avanços práticos nesse sentido nos próximos anos, seja por meio de reformas legais ou da formação de prioridades na gestão fiscal?

– Alexandre Schneider – Presidente do Instituto Singularidades
– Ursula Peres – Professora da EACH/USP e Pesquisadora de Finanças Públicas
– Clara Marinho – Especialista em Contas Públicas e Fellow da ONU para a Década Afrodescendente

– Macaé Evaristo (Pré-Candidato a Dep. Estadual – PT/MG)
– Roseli Faria (Pré-Candidata a Dep. Federal – PSOL/DF)
– Joenia Wapichana (Pré-Candidata a Dep. Federal – REDE/RR)

Quais políticas de transformação para cidades que valorizem a vida?

Diálogo 3
13/7, 17h às 19h

Vivemos em cidades brutais. Nos acostumamos a vivenciar como naturais espaços urbanos em que se morre cotidianamente por assassinato, deslizamentos, acidentes de trânsito e pelos efeitos da insalubridade e poluição. Como reorientar as políticas urbanas brasileiras para abrigar a vida e seu desenvolvimento, em lugar da morte, com justiça e oportunidades para aqueles mais vitimados pela brutalidade presente?

– Roberto Andrés (UFMG)
– Leonildes Nazar (ICS)
– Vitor Mihessen (Casa Fluminense)

– Goura (Pré-Candidato a Dep. Estadual – PDT/PR)
– Rafaela Albergaria (Pré-Candidata a Dep. Estadual – PT/RJ)
– Ivan Moraes ( Pré Candidato a Dep. Estadual – PSOL/PE)

Como produzir avanços na gestão das polícias e na segurança pública?

Diálogo 4
20/7, 17h às 19h

Formado sobre a égide da legitimação da violência contra corpos escravizados ou subalternizados, o Brasil convive há décadas com índices de criminalidade violenta inaceitáveis em qualquer perspectiva. Ao contrário do ocorrido em outras áreas da gestão pública, a evidência do desafio não foi capaz de deflagrar nenhuma mudança significativa nas instituições e políticas responsáveis por fazer frente a ele. Que caminhos adotar para a alteração desse quadro, proporcionando avanços efetivos na organização e atuação das políticas e do sistema de justiça e nas políticas de prevenção e superação da violência no país?

– Cecília Olliveira (Instituto Fogo Cruzado)
– Robson Rodrigues (Antropólogo, pesquisador em segurança pública e coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro)
– Aiala Colares (Univ. do Estado do Pará)

– Marivaldo Pereira (Pré-Candidato a Dep. Distrital – PSOL/DF)
– Vilma Reis (Pré-Candidata a Dep. Federal – PT/BA)
– Eliza Ferreira (Pré-candidata ao Senado – PDT/PR)

Como fazer a transição energética no Brasil?

Diálogo 5
27/7, 17h às 19h

Nos deparamos no Brasil com os efeitos da crise energética da pior maneira: experimentando no bolso e no cotidiano dos mais vulneráveis a elevação dos custos de eletricidade, gás natural e combustíveis. Para além de falhas presentes na gestão do setor, a experiência funciona também como alerta para o desafio central de longo prazo. De que modos posicionar a matriz energética brasileira para o século XXI? Quais setores e esforços chave fomentar, nas cadeias de geração, distribuição e consumo de energia? Que mecanismos adotar para mitigar os impactos da transição, especialmente em face dos grupos mais expostos a eles na sociedade? Como construir um modelo sustentado e duradouro de financiamento para o processo?

– Natalie Unterstell (Instituto Talanoa)
– Roberto Kishinami (Instituto Clima e Sociedade)
– Karina Penha (NOSSAS)

– Mariana Moura (Pré-Candidata Dep. Est. – PCdoB/SP)
– Célia Xacriabá (Pré-Candidata a Dep. Federal – PSOL/MG)
– Fernando Ferro (Pré-Candidato a Dep. Federal – PT/PE)

Quais novos caminhos adotar para a proteção universal de trabalho e renda?

Diálogo 6
3/8, 17h às 19h

Avançamos nas últimas décadas em construir uma matriz pública de proteção social no Brasil: sistemas nacionais de assistência, saúde e educação, apesar de todas as suas limitações, e políticas universalizadas de transferência de renda. Sofremos no entanto para lidar com as transformações das estruturas econômicas e seus efeitos sobre a precarização do trabalho, e vivemos o desafio de tecer uma nova agenda de avanços para as políticas sociais. Como preservar direitos e proteger o trabalho nas cadeias e dinâmicas produtivas contemporâneas? Quais as tarefas fundamentais para aprofundar a qualidade das nossas redes e serviços de proteção social? Como pensar e materializar a garantia universal de renda como uma conquista permanente para o país?

– Ricardo Henriques
– Letícia Bartholo (socióloga e especialista em políticas públicas e gestão governamental, subsecretária nacional de Renda da Cidadania)
– Helio Santos (Instituto Brasileiro de Diversidade)

– Wesley Teixeira (Pré-Candidato a Dep. Estadual – PSB/RJ)
– Laura Sito (Pré-Candidata a Dep. Estadual – PT/RS)
– Jô Cavalcanti (Pré-Candidata a Dep. Estadual/Juntas – PSOL/PE)

Cadastre-se e receba nossa newsletter